Você já parou pra pensar sobre as questões intergeracionais relacionadas à amamentação? Na sua consulta, você busca investigar questões relacionadas à amamentação de gerações anteriores?
A maneira como a família vivencia ou vê amamentação influencia sobremaneira nossa experiência de amamentação. A presente pesquisa, feita na Espanha e publicada no Journal of Pediatric Nursing em 2020, teve como objetivo explorar os significados transmissíveis à próxima geração de nutrizes, a partir das vivências das avós. Para tal, realizaram-se entrevistas com 17 participantes que amamentaram antes dos 35 anos e há mais de 8 anos (para garantir a fixação de significados transmissíveis à memória remota).
Os dados foram analisados por meio da análise fenomenológica interpretativa, sendo identificadas duas categorias temáticas: “Amamentação: experiências de vida” e “Amamentação: corpo e processo mental ”, que mostram que as mães querem transmitir a necessidade de um equilíbrio que permita manter o papel da mulher fora dos estereótipos mas que também seja compatível com o ritmo de vida.
Os autores ressaltam que a exploração desses significados pode facilitar uma compreensão de atitudes e comportamento das novas gerações de mães que amamentam. Nesse contexto, sugerem que as ações de promoção e cuidado implementadas por profissionais em contato com esse público devem englobar outras pessoas relacionadas à família, além de mencionar a importância da individualização do atendimento e avaliação exaustiva das necessidades e condições de cada mulher.
De acordo com o estudo, o apego é uma fonte de motivação para continuar amamentando, mas a percepção depende se a experiência é satisfatória ou não do ponto de vista biopsicossocial. Avós que não tiveram sucesso na amamentação ou que passaram sofrimento podem transmitir significados de apego mais relacionados ao desmame do que com a própria amamentação.
Fonte: Rodriguez-Vazquez R et al. Intergenerational Transmissible Meanings in Breastfeeding in Spain: A Phenomenological Study. Journal of Pediatric Nursing, 51 (2020) e108–e114.