É muito comum, infelizmente, nos depararmos com frequência com promessas de treinamentos do sono para bebês que envolvem técnicas que se utilizam do choro desassistido. Uma boa noite de sono é importante para todos, bebês e famílias, mas fato é que boa parte dos profissionais que orientam deixar bebês chorando em seus berços desconhecem os processos fisiológicos reguladores do sono em bebês e crianças, assim como a base do desenvolvimento neuro social das crianças.
Pesquisas têm apontado que o uso de treinamento de sono através de choro controlado e desassistido como mecanismo eficiente de regular e prevenir distúrbios de sono, pode representar um risco para a saúde mental de mães, pais e principalmente das crianças.
O “Center for Developmental Social Neuroscience – Interdisciplinary Center (IDC) Herzliya Herzliya, Israel ” dirigida por Ruth Feldman tem publicado nas ultimas décadas vários estudos mostrando cada vez mais a importância do contato corporal próximo e atenção imediata ao choro dos bebês, até bem depois do primeiro ano de vida, no processo de estabelecimento das bases neurológicas para o comportamento.
Como aponta Zioneth Garcia, professora do curso Atualização em Sono Infantil disponível na plataforma da Amamenta Mundi, existem outros caminhos para melhorar o descanso familiar, gentis com a criança e com a família. Dependendo da idade da criança o manejo da rotina familiar, em que se satisfaçam as necessidades da criança e dos seus pais, a comunicação constante e o uso de educação positiva podem ser mecanismos extremamente eficientes para a readequação metabólica dos ciclos de sono da criança e sua família.
VAMOS DIZER NÃO AO CHORO DESASSISTIDO
PS: Quer melhorar sua prática clínica aprendendo a orientar a higiene de sono para bebês e famílias? Confira o conteúdo do nosso curso online sobre Sono Infantil.